terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hoje, 08/02 Dia da Internet Segura


Dia da Internet Segura - 2011

Organizações de 65 países vão comemorar o Dia Mundial da Internet Segura hoje, terça (8/2), que tem como objetivo mobilizar internautas – principalmente crianças e adolescentes – para o uso consciente da rede.
No Brasil a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil, do Ministério Público e do Comitê Gestor da Internet, mas as parcerias são importantes aliados para o sucesso do evento, pois através delas realizam-se oficinas, debates, chats, concursos, cartilhas e matérias de conscientização (linkados no final do texto), e demais atividades relacionadas ao Dia da Internet Segura.
O tema deste ano, "Estar online é mais que um jogo. É sua vida", chama a atenção para a responsabilidade ética dentro do mundo virtual.
Uma pesquisa divulgada pela Safernet – organização não-governamental - para marcar o Dia da Internet Segura, mostrou que cerca de 40% dos educadores não sabem como nem onde denunciar crimes cometidos na internet.
Dos 966 educadores pesquisados das redes pública e particular de quatro estados do país, 70% consideram o perigo dos riscos online igual ao existente em outros espaços públicos frequentados pelos seus alunos; 50% consideram que as atuais medidas de proteção de crianças disponíveis na internet são insuficientes. Entretanto apenas 15% sabiam da existência do site denuncie.org.br mantido pela Safernet para denúncias de crimes virtuais enquanto 12% disseram que procurariam uma delegacia.
Além disso, os educadores reconhecem que é urgente trabalhar questões ligadas ao uso ético da internet (55%), embora não tenham subsídios para realizar essa discussão em sala de aula. Isso porque a pesquisa mostra que quase 30% dos entrevistados informaram não ter nenhum recurso para tratar do tema com os alunos. A maioria dos entrevistados (79%) disse ainda que gostaria que existisse um canal online para tirar dúvidas sobre o tema.
A organização concluiu que o uso ético das tecnologias precisa ser incorporado aos currículos escolares simultaneamente à inclusão digital dos alunos, educadores e pais.
O que falta, é garantir aos educadores, condições de trabalhar efetivamente com essas ferramentas. Isso quer dizer que ter a tecnologia na sala de aula significa também ter tempo para estudar, para se preparar adequadamente, daí a importância de políticas públicas que garantam aos educadores esse processo de formação continuada.
Sabe-se que a tecnologia traz muitas mudanças e toda sociedade precisa aprender a lidar com estas novidades. A nós professores, assim como aos pais e demais adultos, cabe a tarefa de orientar as crianças sobre a utilização destes recursos, explorando suas possibilidades e evitando seus perigos.
As crianças precisam saber a realidade que existe por trás da tela. Não precisamos de uma campanha de medo, mas precisamos educar as crianças sobre as regras básicas de segurança na internet.
Tanto pais, quanto professores têm a obrigação de expor os prós e os contras da Internet às crianças. Talvez a melhor contribuição que podemos dar é chamar os pais para juntos buscarmos meios de proteger nossos alunos: a ação conjunta seria o ideal.

Endereço do site para denúncias: http://www.safernet.org.br/site/denunciar
Mais informações sobre as atividades de conscientização durante a data estão no site da Safernet
Na guia Links encontra-se:
Cartilha SaferDic@s
Pesquisas sobre hábitos de navegação
Orientações
Cartilha Segurança/
Pesquisas sobre Internet
Canal de denúncias da Polícia Federal
Propeg cria vídeo de campanha sobre Segurança na Internet
Ações do CONANDA e dos conselhos de direitos das crianças e adolescentes no Brasil
Campanha Infância sem racismo
Manifesto em defesa dos direitos da infância
Interaja, aprenda e discuta sobre Direitos das Crianças e Adolescentes
Tem material de excelente qualidade.Vale a pena a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário