quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dia Mundial da Internet Segura /2012  

Dia da Internet Segura - 2012

Neste ano de 2012 o Dia da Internet Segura (“Safer Internet Day”) aconteceu no dia 07 de fevereiro. Esta é uma iniciativa anual que mobiliza mais de 70 países para promover o uso seguro e responsável das tecnologias da Informação e Comunicação. A ação visa criar condições necessárias para garantir a efetiva proteção dos Direitos Humanos na Sociedade da informação, contribuindo para uma cultura de responsabilidade e habilitando crianças, jovens e adultos a construírem relações sociais éticas através do uso das TIC´s. 

A ideia surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Européia, a partir da rede INSAFE, e tem como principal objetivo conscientizar os internautas para o uso segura e responsável da rede. 
Em 2012 o slogan da campanha éConectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... com segurança",  destacando a importância  do aprendizado inter-geracional para uma navegação segura.
No Brasil o evento é organizado pela SaferNet Brasil em parceria com o Comitê Gestor da Internet e o Ministério Público e neste ano contará com a participação do Departamento de Polícia Federal através de sua Delinst - Delegacia de Defesa Institucional, cujas atribuições englobam a prevenção e a repressão dos crimes de ódio e de exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. 

Um dos atrativos desse ano é o livro eletrônico de atividades "Jogue e aprenda" editado em 27 países pela Comissão Européia e traduzido para o português pela equipe da SaferNet Brasil. Inédito no Brasil, o livro Jogue e Aprenda está disponível gratuitamente para download no site da campanha, especialmente dedicado à crianças de até 09 anos de idade (link direto para download:http://www.diadainternetsegura.org.br/site/sites/default/files/Jogue_e_Aprenda_Insafe_SaferNet_Jan12.pdf ). Nele, pais e educadores encontrarão atividades lúdicas para brincar e aprender sobre como desfrutar das tecnologias com segurança.
E, ao contrário do que o nome sugere, o evento não se resume apenas em um dia de mobilização. “A intenção é fortalecer a Internet enquanto espaço público, mostrar que é um lugar onde a cidadania também deve ser exercida, e essa é uma construção que demanda esforço coletivo e contínuo”, reforça Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil.


Fontes: 
http://www.diadainternetsegura.org.br/site/sid2012
http://www.sinpef-rs.org.br/noticia/default.asp?CodNoticia=18501&Area=atualidades/
http://www.saferinternetday.org/web/guest;jsessionid=436CE8DA13BE2206E184C2DF45890F21



Nenhum comentário:

Postar um comentário