domingo, 6 de outubro de 2019

APLICATIVOS PARA CRIAÇÃO DE MAPA CONCEITUAL/MENTAL

APLICATIVOS PARA CRIAÇÃO DE MAPA conceitual/MENTAL

Mapa conceitual é uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado.

Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. A partir de uma representação gráfica ilustrativa, a pessoa que idealiza um mapa conceitual consegue criar ligações entre os diferentes assuntos que fazem parte de determinado conhecimento.


Por norma, os mapas conceituais são construídos a partir de conceitos mais abrangentes e amplos até pontos mais específicos.
A idealização do mapa conceitual, como um método de organização administrativa de conteúdos, surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, através do professor e educador Joseph Novak.
Como mencionado, o mapa conceitual pode ser uma excelente ferramenta didática, principalmente devido ao uso das representações visuais. Além de ser útil no âmbito educacional, os mapas conceituais ainda podem ser aplicados em outras áreas, como para a estruturação de planejamentos e organização de pesquisas.
No link abaixo, uma seleção de sete aplicativos que podem ser utilizados para a criação de mapas conceituais/mentais.
No link: https://www.mapamental.org/mapas-mentais/7-aplicativos-para-criacao-de-mapa-mental/

Fontes: https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/ e https://www.mapamental.org/mapas-mentais/7-aplicativos-para-criacao-de-mapa-mental/

Nenhum comentário:

Postar um comentário