sexta-feira, 27 de março de 2020

Transformações e inovações digitais no Brasil


Transformações e inovações digitais no Brasil

Qualquer revolução tecnológica leva a novos desequilíbrios que devemos prever
 (Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO).
As tecnologias da informação e Comunicação (TIC) estão mudando de forma fundamental a maneira como as pessoas vivem e trabalham, aprendem e se socializam.
Porém, há 758 milhões de pessoas no mundo, incluindo 115 milhões de jovens, que ainda não têm as habilidades básicas necessárias para usufruir dos benefícios das economias cada vez mais digitalizadas, bem como para participar de forma plena na sociedade moderna.
As soluções digitais inclusivas podem ajudar as pessoas que possuem poucas habilidades ou nível baixo de conhecimento tecnológico de forma que apoiem o desenvolvimento dessas habilidades e, principalmente, melhorem seus meios de subsistência.

A iniciativa UNESCO-Pearson Initiative for Literacy: Improved Livelihoods in a Digital World, sobre alfabetização midiática e informacional para melhorar a subsistência no mundo digital, publica estudos de caso sobre inovações digitais para apoiar o desenvolvimento de habilidades.

  • Artificial Inteligence
  • Dia Internacional do Acesso Universal à Informação - Site official (em inglês)
  • Acesso universal à informação - 
    • Recursos Educacionais Abertos (REA) - Fornece aos professores e estudantes materiais de alta qualidade de ensino e aprendizagem que permitem o uso, a adaptação e a distribuição gratuita;Acesso Aberto à informação científica – permitindo aos cientistas e aos pesquisadores o compartilhamento e o acesso a informações acadêmicas sobre os últimos avanços científicos.
    • Software Livre e Open Source (Free and Open Source software – FOSS) - Esses modelos fornecem uma ampla gama de ferramentas e processos para criar, trocar e compartilhar softwares e soluções interoperáveis de formas eficiente e efetiva.
    • Acesso aberto à informação científica -  Fornece uma ampla gama de ferramentas e processos para criar, trocar e compartilhar softwares e soluções interoperáveis de formas eficiente e efetiva. 
    • Portal Mundial de Acesso Aberto - O Global Open Access Portal (GOAP) financiado pelos governos da Colômbia, Dinamarca e Noruega, e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidas, apresenta o cenário atual do status do Acesso Aberto para a informação científica em 158 países do mundo. Para os países que têm tido mais êxito na implementação do Acesso Aberto, o portal destaca os fatores mais importantes de sucesso e aspectos para propiciar esse ambiente. Para países e regiões que ainda estão nos estágios iniciais do desenvolvimento do Acesso Aberto, o portal identifica os principais envolvidos e as possíveis barreiras e oportunidades.O Portal é desenhado para fornecer informações necessárias para elaboradores de políticas públicas para:
      • aprender sobre o ambiente do Acesso Aberto mundial;
      • consultar o status de seus países; e
      • compreender onde e porque o Acesso Aberto tem sido mais bem-sucedido.
  • Programa Informação para Todos (IFAP) - Information for All Programme) - O principal objetivo do IFAP é ajudar os Estados-membros da UNESCO a desenvolverem e implementarem políticas nacionais de informação e estratégias de conhecimento em um mundo que usa cada vez mais as tecnologias de informação e comunicação (TIC).
  • Alfabetização midiática e informacional (AMI) - A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) reconhece o papel fundamental da informação e da mídia no nosso dia a dia. Ela está no centro da liberdade de expressão e informação, uma vez que empodera cidadãos a compreender as funções da mídia e outros provedores de informação, a avaliar criticamente seus conteúdos e, como usuários e produtores de informação e de conteúdos de mídia, a tomar decisões com base nas informações disponíveis.

Ao final da matériaTransformações e inovações digitais no Brasil no site da UNESCO, encontra-se 4 livros disponíveis para download, linkados abaixo:

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