terça-feira, 5 de maio de 2020

LOA - Laboratório de Objetos de Aprendizagem




O Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da UFSCar,  coordenado pelos professores Delano Medeiros Beder e Joice Lee Otsuka, do Departamento de Computação da UFSCar é um espaço interdisciplinar de estudos e pesquisas de novas tecnologias e métodos para o desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos Interativos. 
Foi implantado em 2012, por meio do Edital PROEXT 2012, tendo como meta a criação de jogos educacionais abertos para a educação básica, nas áreas de Matemática, Química e Português. Por meio do Edital PROEXT 2014, o LOA produziu jogos educacionais abertos para o ensino técnico nas áreas de Saúde, Música e Química. Desde 2015 o LOA tem desenvolvido a plataforma REMAR (Recursos Educacionais Multiplataforma e Abertos na Rede), por meio de editais de P&D; da RNP (2015 - 2017, financiamento da Capes). A plataforma REMAR possibilita a customização de jogos educacionais abertos, por qualquer pessoa, e a publicação desses jogos para diferentes plataformas (Web, Linux, Windows, Android).

Os principais objetivos do LOA são :

  • Planejamento, produção e avaliação de recursos educacionais abertos interativos.
  • Formação e aperfeiçoamento de equipes de desenvolvimento de recursos educacionais abertos interativos utilizando soluções de software livre.
  • Promoção de experiências individuais ou coletivas de construção de recursos educacionais abertos em diferentes formatos.
  • Definição de diretrizes para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos interativos.
  • Pesquisa e desenvolvimento de recursos educacionais abertos interativos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem nas modalidades presencial e a distância.
  • Contribuição para a construção de uma cultura de produção e utilização de recursos educacionais abertos.


GT-REMAR (2015 - 2018)
Projeto iniciado em 2015, no contexto dos grupos de trabalho (GTs) Temáticos em EAD (sub-tema: Universidade Aberta OnLine) da RNP (Edital P&D; Temáticos), com financiamento CAPES. O GT-REMAR tem como objetivo facilitar e ampliar a construção e o reuso de recursos educacionais abertos (REA), por meio de uma plataforma web (Plataforma REMAR), que oferece ferramentas que facilitam o compartilhamento e a customização de jogos educacionais abertos, a publicação desses jogos para diferentes plataformas (Web, Linux, Windows, Android), além do compartilhamento com grupos e o acompanhamento de progresso de participantes nos jogos.

Entre os diferentes tipos de jogos que podem ser customizados, estão os jogos de Ação/Aventura, Clássicos, Esporte, Estratégia, Puzle, RPG, Saúde e Simulação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário